Skip to main content

Os vídeos estão entre os tipos de conteúdos mais consumidos pelo público. Isso se deve ao fato de serem rápidos, práticos e proporcionar ao espectador maior facilidade de compreensão. Mas quais os melhores formatos de vídeo para conteúdos profissionais?

Essa é uma questão técnica que não pode ser deixada de lado. Afinal, quanto mais profissional for o conteúdo da empresa, melhor será para a credibilidade dela, concorda?

Então, é só continuar a leitura para descobrir como gravar o seu vídeo profissional.

5 MELHORES FORMATOS DE VÍDEO

Muitas vezes, um arquivo fechado em determinado formato pode não reproduzir em alguns dispositivos, sendo necessário fazer uma conversão por meio de programas específicos. Assim, ele se torna compatível com a aplicação que você costuma usar.

O problema é que o conteúdo pode perder bastante em qualidade. A boa notícia é que, aos poucos, a indústria vem oferecendo melhorias em tecnologias voltadas para a produção audiovisual, permitindo que o conteúdo em vídeo seja compatível com diversos dispositivos sem perder a qualidade.

Bom, vamos ao que interessa. Veja abaixo quais são os melhores formatos de vídeo.

1. MKV

Este formato de vídeo é considerado uma tendência na área de produção de vídeos. Isso porque o MKV tem a capacidade de integrar áudio, vídeo, legendas, filtros e outros benefícios em um único arquivo, tudo isso em alta qualidade.

Outra vantagem são os constantes aprimoramentos sugeridos por usuários. É recomendado principalmente para quem busca alta definição em seus vídeos.

Mas, atenção! O formato MKV não é compatível com sistemas operacionais Linux, Windows e MacOS. Para usar nesses dispositivos, é necessário instalar decodificadores.

Não deixe de conferir também:

– Vai contratar uma produtora de vídeo? Veja 5 dicas para não errar

– Como os conteúdos audiovisuais podem beneficiar a sua empresa? Veja

2. MP4

Entre os melhores formatos de vídeo, este é, sem dúvida, o mais conhecido. O MP4 é compatível com a maioria dos dispositivos, o que exclui a necessidade de decodificadores. Além disso, podem ser reproduzidos em plataformas online como o YouTube. Ele consegue reunir em um mesmo arquivo vídeo, áudio e legendas.

O formato MP4 foi desenvolvido com o propósito de preservar a qualidade de vídeos que são compactados. Outra vantagem de usar o formato MP4 é a facilidade de subir ou baixar arquivos nas mídias online, sendo por isso um dos formatos preferidos de quem produz conteúdo audiovisual.

3. WMV/WMA (Windows Media Video/Audio)

Esse formato é capaz de manter a qualidade do vídeo, além de ser compatível com o YouTube. Surgiu com finalidade de substituir o AVI, formato padrão do Windows Media Player, da Microsoft – que sofre perdas de dados durante a compressão.

formato WMV/WMA permite que o vídeo seja reproduzido mesmo antes de ter sido baixado inteiramente, assim como acontece quando o usuário da internet assiste a um vídeo no YouTube.

4. FLV

Esse formato pertence à Adobe, um dos maiores desenvolvedores de programas para computador. O formato FLV é tido como ideal para gravar vídeos para o YouTube ou para qualquer outro compartilhamento na internet.

Isso porque o formato permite gravação em alta definição, além de ser compatível com os principais sistemas operacionais. Apesar de preservar a qualidade do conteúdo, este formato ainda não é tão utilizado quanto o MP4.

5. 3GP

O formato 3GP é mais indicado para dispositivos móveis como celulares e tablets, por exemplo. Ele comprime os vídeos em arquivos pequenos, ocupando pouco espaço de armazenamento e pode ser baixado com pouco gasto dos dados móveis.

A desvantagem, no entanto, é que durante a compressão há perda de dados, o que torna a qualidade do vídeo mais baixa. Esse formato já foi bastante utilizado na época dos blackberrys e da conexão 2 e 3G, mas ainda hoje pode ser bastante útil.

CONCLUSÃO

O melhor formato para gravar vídeos vai depender do seu objetivo e de seus recursos. Hoje em dia, a qualidade de som e imagem contam muito para a satisfação do seu espectador.

Portanto, é fundamental optar pelo formato que permite preservar a qualidade de som e imagem. O formato MP4 é um dos mais utilizados atualmente, devido à sua capacidade de se adaptar aos diferentes dispositivos, além de poder ser baixado com tranquilidade pela internet, mesmo em alta definição.

Outra dica importante é fechar o arquivo em diferentes formatos para usá-los em diferentes ocasiões. Um exemplo: se você pretende apresentar um conteúdo institucional em um evento de grande relevância, o formato MKV é o mais indicado.

E caso queira divulgá-lo mais tarde no seu canal no YouTube, basta usar o mesmo vídeo em formato MP4. E assim por diante.

O formato ideal pode variar dependendo do seu objetivo. Em todo o caso, é importante contar com uma equipe profissional para produzir os seus vídeos.

Agora que você já sabe quais os melhores formatos de vídeo, não deixe de conferir também: Produção audiovisual: por que contratar uma equipe profissional?

Leave a Reply