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O aparelho de televisão está presente em quase 100% dos lares brasileiros. Isso faz do comercial de TV um dos tipos de divulgação de maior alcance do público, e um aliado importante para as empresas aumentarem as vendas.

 

Se você quer entender melhor como funciona o universo dos comerciais de televisão, atenção para o artigo desta semana. A Toré Filmes separou 7 passos para que o seu anúncio de TV seja um sucesso. Confira!

COMERCIAL DE TV: O QUE É PRECISO PARA ANUNCIAR?

O marketing digital tem crescido nos últimos anos, impulsionado pelo crescente acesso da população à internet. Isso fez com que o mercado percebesse a importância de inserir seus anúncios no meio digital.

 

Entretanto, a televisão não perdeu espaço para os canais online. Cerca de 97% dos brasileiros têm TV em casa. Com uma audiência tão expressiva, é natural que as empresas optem por manter a divulgação nesse veículo.

 

Mas, para alcançar um número positivo de conversões pela televisão, é preciso um bom planejamento. Afinal, o que é preciso para fazer um comercial de TV? É o que nós vamos responder a seguir:

Público

Qualquer tipo de divulgação precisa levar em conta o público que se deseja atingir. Aliás, é ele que vai direcionar todos os passos do seu comercial, começando pela produção do conteúdo até finalmente a sua exibição.

Hábitos do consumidor

Entender como o público se comporta é crucial para que o comercial seja certeiro. Isso requer uma pesquisa aprofundada que responda que tipo de programação é mais atrativa, canais que ele costuma assistir, horários de maior audiência, etc.

Horário

O horário é definido com base nas informações coletadas na sua pesquisa. Geralmente alia-se o horário de melhor alcance com os recursos destinados para a veiculação do comercial. Isso pode variar bastante dentro do seu planejamento.

Alcance

O alcance pode ser definido de acordo com o seu tipo de negócio e, claro, da verba destinada ao projeto. Se o seu negócio é exclusivamente local ou regional, investir em um anúncio a nível nacional não seria uma escolha das mais sensatas, certo?

7 PASSOS PARA O SUCESSO DA SUA CAMPANHA

Agora que você já sabe o que é preciso para anunciar, vamos às 7 dicas para o sucesso da sua campanha. Confira!

1. Planeje o comercial de TV

Lembra que falamos da pesquisa sobre o público? Então, as informações dessa pesquisa servirão para planejar o seu comercial.

Dados como  idade, gênero, localização, classe econômica, comportamento, hábitos e preferências ajudarão a sua equipe de criação no desenvolvimento da campanha. A etapa de planejamento deve considerar pontos importantes, que você vai conferir adiante.

2. Tenha objetivo e orçamento bem definidos

Não dá para saber se o comercial foi um sucesso sem ter um parâmetro de análise, certo? Entre os principais objetivos das empresas que investem em anúncios televisivos estão:

  • Aumento das vendas;
  • Aumento da geração de cadastros no site;
  • Reconhecimento de marca.

Uma vez que o objetivo foi definido, faça um orçamento. Defina também a verba com valor máximo que poderá ser usado na execução do projeto. Isso dará mais segurança e viabilidade ao seu comercial.

3. Contrate uma boa equipe de produção

Um dos passos mais importantes da criação de um anúncio televisivo é a produção. Para isso, contrata-se uma agência ou produtora de vídeos, que são responsáveis por produzir o conteúdo em todas as suas etapas.

É essencial que a equipe de produção esteja por dentro de todo o planejamento para que as ideias sejam assimiladas e o conteúdo, fiel. Na hora de contratar uma produtora de vídeo, é importante conhecer seu portifólio e reputação no mercado.

Leia também:

– Vídeo marketing: vale a pena investir nessa ferramenta? Descubra!

– Quais os melhores tipos de vídeo para atrair leads? Descubra

4. Registre o comercial de TV na Ancine

Todo anúncio de TV no Brasil deve ser registrado antes na Agência Nacional do Cinema (Ancine), que é a responsável por regular a atividade audiovisual no país.

O registro autoriza a circulação, comercialização e exibição de uma obra audiovisual em TV aberta, fechada, cinema etc.

Essa parte fica a cargo da produtora que você contratar. Mas é importante saber, afinal é o nome da sua empresa que estará em jogo, concorda?

5. Negocie com a emissora

A maneira mais fácil de anunciar na TV, sem dúvidas, é por intermédio de agências e produtoras. Elas são empresas especializadas em serviços desse tipo e experientes em negociações com as emissoras de TV.

Bem, a negociação, feita por um profissional de mídia, é basicamente para encaixar o comercial no espaço disponível na grade, bem como horários, período de veiculação e valores.

6. Anuncie o seu produto ou serviço

Cumpridas as etapas anteriores, finalmente chega a hora de ver seu comercial de TV no ar. A exibição fica por conta das emissoras. É comum que as empresas monitorem se os seus comerciais estão indo ao ar conforme o planejado e previsto no contrato.

7. Mensure o resultado da sua campanha

Lembra do objetivo do comercial definido logo no início do projeto? Após a veiculação do seu comercial pelo tempo determinado, a etapa agora é o estudo do impacto do anúncio. 

Os dados, tanto positivos quanto negativos, devem ser avaliados e servir de direcionamento para as suas próximas campanhas.

Pronto para produzir o seu comercial de TV? Não deixe de conferir outros destaques do nosso blog. Leia também: Produção audiovisual: por que contratar uma equipe profissional?

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