O aparelho de televisão está presente em quase 100% dos lares brasileiros. Isso faz do comercial de TV um dos tipos de divulgação de maior alcance do público, e um aliado importante para as empresas aumentarem as vendas.
Se você quer entender melhor como funciona o universo dos comerciais de televisão, atenção para o artigo desta semana. A Toré Filmes separou 7 passos para que o seu anúncio de TV seja um sucesso. Confira!
COMERCIAL DE TV: O QUE É PRECISO PARA ANUNCIAR?
O marketing digital tem crescido nos últimos anos, impulsionado pelo crescente acesso da população à internet. Isso fez com que o mercado percebesse a importância de inserir seus anúncios no meio digital.
Entretanto, a televisão não perdeu espaço para os canais online. Cerca de 97% dos brasileiros têm TV em casa. Com uma audiência tão expressiva, é natural que as empresas optem por manter a divulgação nesse veículo.
Mas, para alcançar um número positivo de conversões pela televisão, é preciso um bom planejamento. Afinal, o que é preciso para fazer um comercial de TV? É o que nós vamos responder a seguir:
Público
Qualquer tipo de divulgação precisa levar em conta o público que se deseja atingir. Aliás, é ele que vai direcionar todos os passos do seu comercial, começando pela produção do conteúdo até finalmente a sua exibição.
Hábitos do consumidor
Entender como o público se comporta é crucial para que o comercial seja certeiro. Isso requer uma pesquisa aprofundada que responda que tipo de programação é mais atrativa, canais que ele costuma assistir, horários de maior audiência, etc.
Horário
O horário é definido com base nas informações coletadas na sua pesquisa. Geralmente alia-se o horário de melhor alcance com os recursos destinados para a veiculação do comercial. Isso pode variar bastante dentro do seu planejamento.
Alcance
O alcance pode ser definido de acordo com o seu tipo de negócio e, claro, da verba destinada ao projeto. Se o seu negócio é exclusivamente local ou regional, investir em um anúncio a nível nacional não seria uma escolha das mais sensatas, certo?
7 PASSOS PARA O SUCESSO DA SUA CAMPANHA
Agora que você já sabe o que é preciso para anunciar, vamos às 7 dicas para o sucesso da sua campanha. Confira!
1. Planeje o comercial de TV
Lembra que falamos da pesquisa sobre o público? Então, as informações dessa pesquisa servirão para planejar o seu comercial.
Dados como idade, gênero, localização, classe econômica, comportamento, hábitos e preferências ajudarão a sua equipe de criação no desenvolvimento da campanha. A etapa de planejamento deve considerar pontos importantes, que você vai conferir adiante.
2. Tenha objetivo e orçamento bem definidos
Não dá para saber se o comercial foi um sucesso sem ter um parâmetro de análise, certo? Entre os principais objetivos das empresas que investem em anúncios televisivos estão:
- Aumento das vendas;
- Aumento da geração de cadastros no site;
- Reconhecimento de marca.
Uma vez que o objetivo foi definido, faça um orçamento. Defina também a verba com valor máximo que poderá ser usado na execução do projeto. Isso dará mais segurança e viabilidade ao seu comercial.
3. Contrate uma boa equipe de produção
Um dos passos mais importantes da criação de um anúncio televisivo é a produção. Para isso, contrata-se uma agência ou produtora de vídeos, que são responsáveis por produzir o conteúdo em todas as suas etapas.
É essencial que a equipe de produção esteja por dentro de todo o planejamento para que as ideias sejam assimiladas e o conteúdo, fiel. Na hora de contratar uma produtora de vídeo, é importante conhecer seu portifólio e reputação no mercado.
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4. Registre o comercial de TV na Ancine
Todo anúncio de TV no Brasil deve ser registrado antes na Agência Nacional do Cinema (Ancine), que é a responsável por regular a atividade audiovisual no país.
O registro autoriza a circulação, comercialização e exibição de uma obra audiovisual em TV aberta, fechada, cinema etc.
Essa parte fica a cargo da produtora que você contratar. Mas é importante saber, afinal é o nome da sua empresa que estará em jogo, concorda?
5. Negocie com a emissora
A maneira mais fácil de anunciar na TV, sem dúvidas, é por intermédio de agências e produtoras. Elas são empresas especializadas em serviços desse tipo e experientes em negociações com as emissoras de TV.
Bem, a negociação, feita por um profissional de mídia, é basicamente para encaixar o comercial no espaço disponível na grade, bem como horários, período de veiculação e valores.
6. Anuncie o seu produto ou serviço
Cumpridas as etapas anteriores, finalmente chega a hora de ver seu comercial de TV no ar. A exibição fica por conta das emissoras. É comum que as empresas monitorem se os seus comerciais estão indo ao ar conforme o planejado e previsto no contrato.
7. Mensure o resultado da sua campanha
Lembra do objetivo do comercial definido logo no início do projeto? Após a veiculação do seu comercial pelo tempo determinado, a etapa agora é o estudo do impacto do anúncio.
Os dados, tanto positivos quanto negativos, devem ser avaliados e servir de direcionamento para as suas próximas campanhas.
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