Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam pensar em estratégias mais eficientes para atrair audiência. Na corrida por um bom posicionamento, os conteúdos audiovisuais são indispensáveis, devido a sua versatilidade e capacidade de envolver o público.
Neste artigo, você vai descobrir de que forma a sua empresa pode usar os vídeos para alcançar bons resultados. Além disso, vai conferir dicas e ideias para você aproveitar nas suas estratégias.
Acompanhe!
POR QUE CONTEÚDOS EM VÍDEO CONVERTEM MAIS?
O Índice Visual Networking, feito anualmente pela Cisco, apontou que em 2020 o tráfego de vídeos na internet chegaria a 82% de todo o fluxo realizado por internautas, previsão que se confirmou ao longo do ano. Essa informação comprova a importância dos conteúdos audiovisuais como ferramenta de comunicação.
Alguns fatores explicam a preferências dos usuários pelo conteúdos audiovisuais:
- Os vídeos são de fácil processamento e assimilação;
- É um conteúdo versátil, onde se pode usar a criatividade à vontade;
- É um material dinâmico e altamente atrativo;
- Pode ser usado para interagir, principalmente nas lives;
- O conteúdo pode ser disponibilizado em diversas plataformas;
- Costuma ter mais compartilhamentos que outros tipos de conteúdos;
- Possui as maiores taxas de engajamento nas mídias sociais.
EM QUAIS ESTRATÉGIAS USAR OS VÍDEOS?
Os conteúdos audiovisuais, como dissemos antes, são excelentes para envolver o público. Isso pode ser feito de diversas maneiras, basta usar a criatividade e produzir o tipo que mais combina com o perfil da empresa ou com o objetivo do conteúdo.
Abaixo você confere algumas ideias interessantes que você pode aproveitar e inspirar a sua produção. Veja:
1. Comunicação institucional
Essa é uma estratégia que ajuda a potencializar a competitividade da empresa, além de melhorar a comunicação entre a organização e seus clientes. A comunicação institucional permite apresentar todas as informações da empresa: produtos, serviços, história e equipe.
Na publicidade, esse formato é frequentemente chamado de storytelling, que visa tocar o público por um viés emocional e afetivo, promovendo a identificação com a empresa.
Já foi e continua sendo bastante utilizado nas mídias off, mas cada vez mais vem sendo usado nos canais online.
Esse formato de conteúdo pode ser disponibilizado no próprio site da empresa, em apresentações para clientes e, claro, para colaboradores e parceiros.
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– Produção audiovisual: por que contratar uma equipe profissional?
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2. Produção de conteúdo
Há quem defenda a ideia de que conteúdo é a nova moeda de troca. É preciso mostrar ao público que a sua empresa tem algo relevante a oferecer, uma estratégia que pode ajudá-la a se posicionar em um lugar de destaque.
Na busca por esse posicionamento, a produção de conteúdos se mostra como uma alternativa barata e bastante eficiente. Ele ajuda a fortalecer o relacionamento com os visitantes do seu site, bem como reforça a sua autoridade no segmento.
Esses fatores ajudam a conquistar o público, que geralmente não dispõe de tempo ou paciência para ler textos longos, por exemplo. Além desse benefício, os vídeos aceitam linguagem um pouco mais informal, ajudando em situações que exijam didática.
3. Atração de leads
O marketing de conteúdo tem sido bastante utilizado nos últimos anos por empresas para atrair leads, ou seja, potenciais clientes para o seu negócio. Nessa estratégia, os vídeos são liberados em troca de informações ou dados do consumidor. Pode-se usar inúmeros formatos, os mais comuns são:
- Webinars: geralmente ao vivo ou gravados com um especialista abordando determinado tema;
- Tutoriais: um especialista dá dicas de como fazer alguma coisa relacionado a um produto ou serviço da empresa;
- FAQ vídeo: o famoso “tira dúvidas” sobre o produto ou serviço que a sua empresa vende;
- Vlogs: depende do perfil do seu público e da disponibilidade da empresa para ter uma comunicação aberta.
4. Treinamentos
Essa é uma estratégia voltada muito mais para o público interno, mas que também configura um benefício para as empresas. Um bom exemplo de como o conteúdo audiovisual pode ajudar é o uso deles para o treinamento de pessoal.
Por meio de plataformas disponibilizadas para os funcionários, a empresa pode treiná-los para as atividades internas e externas. É uma alternativa que traz benefícios como:
Redução de custos: Evita gastos com honorários, hospedagem, alimentação e até deslocamento do instrutor para filiais da empresa em outras cidades, por exemplo.
Informação padronizada: A informação padronizada elimina inconsistências de treinadores ou diferenciação de métodos.
Dinamismo: Os conteúdos audiovisuais permitem abordar qualquer assunto, mesmo aos poucos convidativos, de forma atraente e interativa. É perfeito para engajar pessoas a ideias, produtos e serviços específicos.
Abrangência: Vídeos facilitam o acesso dos profissionais, independente de onde estejam localizados, com rapidez e baixo custo.
Pronto para usar os conteúdos audiovisuais nas suas estratégias? Agora que você já conhece os benefícios dos vídeos, adote-os o quanto antes. Leia também outro destaque do nosso blog: Vídeo marketing: o que é e como usar essa ferramenta? Veja aqui!