Skip to main content

Uma das etapas mais importantes de uma produção audiovisual é, sem dúvida, a direção de fotografia. Ela é um recurso indispensável, usado não só para transmitir e reforçar uma mensagem ao telespectador, mas também para instigar as emoções

Além de servir como recurso na linguagem artística do cinema, a direção de fotografia é usada como artifício estético. Sua importância é tão grande que nas premiações mundo afora existem categorias específicas para ela.

Quer entender melhor sobre a fotografia nas produções audiovisuais e sua importância? Continue a leitura deste artigo que a Toré Filmes preparou para você. 

Vamos lá?

A fotografia no audiovisual

“Na história do cinema, obras-primas existiram sem som, sem cor, sem história, sem atores e sem música. Nenhum filme jamais existiu sem fotografia e edição”. A frase é do roteirista, diretor de fotografia, editor, produtor e cineasta mexicano Alfonso Cuarón.

De fato, a fotografia sempre esteve presente nas produções audiovisuais. Em termos genéricos, ela é a combinação de tudo o que compõe o visual de um filme, como: iluminação, cores, enquadramentos, composição de cena, movimento de câmeras, etc. 

A direção de fotografia é parte essencial das produções audiovisuais, tornando o produto não apenas esteticamente interessante, mas contribuindo com a construção de uma narrativa coerente com a ideia dos diretores.

A história apresentada requer muito mais que uma boa dramatização, trilhas sonoras, atuação, etc. A perspectiva de cores influencia subconscientemente as emoções, complementando a mensagem do conteúdo.

Você também pode se interessar por:

Produção de vídeos: 5 erros que comprometem a sua credibilidade

Produção audiovisual: por que contratar uma equipe profissional?

Como a direção de fotografia se aplica

A direção de fotografia está presente em praticamente todas as etapas da produção, desde o planejamento do roteiro até a pós-produção. Em produção de filmes, documentários, comerciais, etc, uma equipe qualificada é indispensável para o resultado do produto.

Para se ter uma ideia da complexidade do trabalho, a equipe de fotografia, muitas vezes, é dividida em diferentes partes, que trabalham em parceria com vários outros profissionais. 

Veja alguns exemplos. 

Roteiro

A roteirização é a primeira parte do desenvolvimento de um trabalho audiovisual. É o momento em que o diretor de fotografia, junto ao diretor geral e o roteirista do filme, traduz em forma de texto as imagens que serão mostradas no conteúdo. 

É nesta etapa que entra a criação das cenas, na coluna de vídeo, onde são expressas o enquadramento, plano dos personagens, movimentos de câmera, etc. O diretor de fotografia ajuda na composição das cenas.

A próxima etapa é a confecção do storyboard, uma espécie de guia ilustrado que mostra como será a sequência de imagens e o que será mostrado em cada momento do conteúdo.  

Iluminação

A iluminação do set também é um quesito indispensável de responsabilidade do diretor de fotografia. Junto ao diretor de arte, são escolhidos elementos básicos, como as lâmpadas e filtros, que irão ser usados na composição de cenas.

Outros pontos, como temperatura, tonalidade, matiz, etc, são pensados para transmitir  sensações e emoções ao espectador. 

Por exemplo, cores frias repassam tranquilidade ou isolamento, enquanto as quentes remetem ao aconchego na via positiva, ou sufocamento na via negativa.

Da mesma forma, detalhes expressos nas cenas são combinados e usados como recurso para intensificar as sensações e alcançar o objetivo do vídeo.

Linguagem 

Ainda no planejamento de cada cena, a direção de fotografia ajuda a definir uma linguagem, mantendo sua unidade e a coerência no desenvolvimento do conteúdo. Ela leva em conta a subjetividade e visão do espectador que precisa considerar o sentimento que deve ser passado.

A direção de fotografia participa de todas as etapas do processo, da concepção da ideia, passando pela edição e finalização, até a pós-produção. Aliás, depois do conteúdo “finalizado”, muitas vezes a equipe de direção de fotografia ainda realiza ajustes.

Muitas produtoras não abrem mão de uma equipe qualificada na hora de produzir um conteúdo, seja ele um VT, filme, longa, curta ou mesmo um pequeno comercial televisivo

Afinal, quanto mais detalhes técnicos passam pelas mãos de bons profissionais, melhor a qualidade do material.

Entendeu agora a importância da direção de fotografia? Esperamos que sim. No blog da Toré Filmes você encontra diversos outros conteúdos voltados para o audiovisual. Clique aqui e acesse gratuitamente! Até a próxima!

5 FILMES BRASILEIROS FAMOSOS NO CENÁRIO INTERNACIONAL

Quais destes filmes você já assistiu?

1. Central do Brasil

Dirigido por Walter Salles, o longa conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), aposentada que dedica seu tempo a escrever cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. 

Um certo dia, ela conhece Josué, filho de uma de suas clientes que, em decorrência de um acidente, acaba falecendo. Órfão e sem família, o garoto é acolhido por Dora, mesmo contra a vontade de ambos. 

Juntos, eles viajam ao Nordeste à procura do pai do menino, iniciando assim uma relação de amizade e afeto.  

A pré-estreia mundial do filme foi exibida em uma mostra regional de cinema na Suíça em janeiro de 1998, recebendo elogios da crítica especializada. Entre os destaques estão a direção, roteiro, trilha sonora e atuações.

O filme rendeu ainda uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz à Fernanda Montenegro por sua interpretação, e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático.

2. Que Horas Ela Volta?

O longa conta a história de Val (Regina Casé), uma pernambucana que se muda para São Paulo com objetivo de oferecer melhores condições de vida à filha Jéssica. 

Trabalhando como empregada doméstica há mais de dez anos para uma família de classe média alta, Val vive um verdadeiro conflito com a chegada da filha, que viaja à cidade para prestar vestibular e fica hospedada na casa dos patrões da mãe.

O comportamento de Jéssica acaba causando tensão e desconforto, pois ela não aceita a separação de classes e posições impostas no lugar. 

O filme retrata a realidade vivida por muitas famílias e estimula um debate entre as diferentes classes sociais. Pelo seu enredo, cheio de críticas sociais, a produção foi premiada no Festival de Berlim e no Festival de Cinema de Lima.

Vale a pena conferir!

3. Cidade de Deus

A trama ocorre no Rio de Janeiro, mais precisamente em uma favela chamada Cidade de Deus. Conta a história de Buscapé, garoto negro, pobre e criado em condições subhumanas, como a maioria das pessoas daquela região. 

O ambiente hostil da favela faz Buscapé trilhar outros caminhos e resolve apostar na carreira de fotógrafo. O talento com as lentes e um olhar apurado rende ao rapaz registros fiéis da realidade nua e crua em que ele vive.

O filme é considerado uma das mais importantes obras cinematográficas brasileiras. Aclamado pela crítica por sua qualidade artística e estética, a produção é a única até agora a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

4. Bacurau

Um dos mais aclamados na história recente do cinema brasileiro, Bacurau, filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi capa da revista francesa Cahiers du Cinéma, uma das mais importantes do mundo sobre o cinema.

A trama ocorre na cidade fictícia de Bacurau, em Pernambuco. Após a morte de dona Carmelite, acontecimentos estranhos são notados, como a chegada de estrangeiros na cidade, drones pelos céus e carros alvos de tiros.

O filme foi vencedor na categoria Prêmio do Júri, no Festival de Cannes. Além disso, recebeu prêmios no Festival de Munique e no Festival de Lima como melhor filme.

5. Tropa de Elite

Uma das produções brasileiras mais conhecidas do gênero drama/filme, Tropa de Elite se consagrou internacionalmente ao receber a estatueta do Urso de Ouro, no Festival de Berlim, além de prêmios no festival Hola Lisboa, ambos na categoria Melhor Filme. 

Trata-se da história que mostra a vida do Capitão Nascimento, que lidera uma equipe dentro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), no Rio de Janeiro. 

O enredo aborda questões sociais importantes, como a corrupção no Brasil, segurança pública e questões familiares, que provocam verdadeiras reflexões sobre a sociedade brasileira e seu sistema.

Gostou de conhecer os filmes brasileiros famosos que fazem sucesso no exterior? Fique por dentro dos nossos conteúdos, totalmente gratuitos e acessíveis. Clique e acesse o nosso blog!

Leave a Reply