Skip to main content

A edição de vídeo exige muito além das técnicas e domínio dos programas de computador. Requer também compreensão sobre como as pessoas processam as informações dos conteúdos audiovisuais. Pensando em ajudar você, a Toré Filmes trouxe 7 dicas de edição de vídeo.

São dicas que vão ajudar a transmitir ao espectador as sensações predispostas nos roteiros. Além de técnicas que ajudarão a construir histórias que comunicam de forma adequada e eficiente ao público.

Vamos lá?

7 DICAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO

1. Se coloque no lugar do telespectador

Quando for editar um vídeo, é importante se colocar no lugar do telespectador e equilibrar a mensagem com as expectativas dele. Escolha sempre ângulos que ajudem a contar a história de forma clara. 

Ao mesmo tempo, mostre detalhes que chamam atenção do público em uma determinada cena. Uma maneira simples de fazê-lo, mais uma vez pensando em como o público assiste, é acompanhar o protagonista à medida em que ele se move.

Ao final do cena, cria-se uma composição visual que dá estrutura ao conteúdo.

2. Transmita a noção de espaço

Uma das coisas mais importantes durante uma cena é dar a quem assiste uma noção de espaço. E para isso, é preferível cortar entre diferentes ângulos de câmera para que o público compreenda o local da cena. Isso ajuda a contextualizar a história, trazendo mais significado para o público.

Após dar o contexto, é importante seguir para os detalhes. Closes e planos médios, que captem as expressões faciais são atraentes e ajudam a prender a atenção do telespectador.

3. Faça cortes para cenas de ação

Para cenas de ação, é importante dar ritmo ao conteúdo. Isso se faz com transições rápidas de câmera e exploração de diferentes ângulos durante um gesto. O espectador assiste o início do movimento em um ângulo e termina em outro.

Esse recurso é bastante usado em cenas de lutas e fugas, mas também em cenas um pouco mais estáticas, como a cena de um tapa, por exemplo. O corte de cenas cria uma sensação de continuidade e mantém a atenção do espectador.

Não deixe de conferir também:

– Produção audiovisual: por que contratar uma equipe profissional?

4. Use planos para enfatizar as palavras

Cenas com diálogos ricos e que expressam emoções naturalmente precisam de cuidado na hora da edição. As palavras, olhares e feições devem ser realçadas para torná-las mais fáceis de serem lembradas pela audiência.

Para esses casos, closes e planos fechados são mais indicados. Dependendo do contexto, planos americanos e médios podem complementar a edição. Detalhes sobre isso ficam a critério do diretor e da equipe de edição.

5. Capriche na transição

É importante haver um equilíbrio nas transições de cena. Em vídeos que contam com mais de uma pessoa falando, como entrevistas, por exemplo, é fundamental prestar atenção em quem está falando e em quem está ouvindo.

Um jogo de cortes e transições que aproveita bem os momentos de perguntas e respostas dos protagonistas ajudam o espectador a compreender e assimilar melhor as informações.

Em cenas como essas também é importante equilibrar a voz de quem fala com a reação de quem ouve. As expressões como surpresa, desconfiança e etc dão mais riqueza ao contexto da gravação.

6. Elimine os erros

O momento da edição também é importante para eliminar erros de gravação ou trechos que prejudicam a compreensão da mensagem. No momento da fala, geralmente as pessoas acrescentam expressões como “hãn”, “é…”, “tipo…” de forma natural e involuntária. Essas expressões, além de tomar tempo, também dificultam a rápida assimilação da mensagem.

Na hora da edição, é importante “limpar” essas falas ajudam a trazer mais objetividade e dinamismo ao conteúdo, evitando que o público fique cansado. Em cenas de ficção, erros técnicos também costumam ocorrer. Elimine-os durante a edição.

7. Escolha uma música ou trilha ideal

O que seria de um conteúdo audiovisual sem uma boa trilha sonora? Ele é um elemento fundamental para agregar dinamicidade e emoção ao conteúdo. Em vídeos publicitários, por exemplo, a trilha sonora ativa as emoções e desperta a curiosidade do público.

Preocupe-se em utilizar apenas músicas das quais você possua autorização de uso. Na edição, lembre-se de equilibrar volume e combinar o áudio com as imagens. E, claro, atenção para não prejudicar a fala dos personagens. Gostou das nossas dicas de edição de vídeo? No blog da Toré Filmes você encontra outros conteúdos que podem ajudar você a produzir um ótimo conteúdo. Leia também: Como melhorar a qualidade de um vídeo com poucos recursos?

Leave a Reply