Skip to main content

A animação 3D é um dos modelos mais utilizados hoje em dia pela indústria audiovisual e cinematográfica. Mas seu precedente, a animação em 2D, não perdeu seu posto. Um dos motivos, aliás, é que ele é a base para os projetos em três dimensões, sendo indispensável em uma produção desse segmento. 

Mas, afinal, qual é a diferença de um para o outro? Como se aplica na construção dos elementos de um vídeo animado? 

Leia este conteúdo que a Toré Filmes preparou e entenda melhor sobre esses modelos. Vamos lá?

ANIMAÇÃO 2D: O QUE É E COMO É PRODUZIDA?

Em um projeto feito em 2 dimensões, a necessidade básica para o projetista é saber desenhar. Nele, primeiro são criadas as poses-chave, ou seja, o quadro que define um determinado movimento para o objeto.

Depois, são desenhados os frames entre eles, para dar o movimento, de fato. Esse tipo de modelagem, embora usada bastante ainda hoje em dia, costuma ser muito trabalhoso.

Isso porque para cada segundo de movimento de cena, são necessários basicamente 24 quadros, ou seja, 24 desenhos. É claro que esse número varia conforme a velocidade do movimento.

Outra característica das animações em duas dimensões é a falta de profundidade, ela simplesmente não existe. Os objetos, assim como os personagens, são achatados e produzidos à mão.

Nele, são trabalhados apenas a largura e altura dos elementos gráficos. Dessa forma, o resultado não é capaz de transmitir uma perspectiva próxima da realidade, como nas produções em 3 dimensões.

Vamos agora entender o que é o 3D.

Não esqueça de ler também:

Motion Graphics: como a técnica é usada em produções de vídeo?

Quer caprichar no conteúdo? Confira 7 dicas de edição de vídeo

ANIMAÇÃO 3D E A DIFERENÇA PARA O 2D

As animações em 3 dimensões têm sido usadas com muito mais frequência nas produções. Mas o que é o 3D?

Bem, o 3D é uma animação feita em computação gráfica que apresenta, além das 2 dimensões (largura e altura), profundidade, trazendo uma característica mais próxima da realidade.

Os personagens se assemelham mais com pessoas reais, principalmente se são inspiradas em rostos conhecidos na mídia. Além disso, os movimentos são muito mais parecidos com os do mundo real.

No 3D é possível dar efeitos, movimentos, expressões e até personalidade aos personagens. Esse é outro ponto que o diferencia do 2D, já que todos os movimentos acontecem em moving holds, ou seja, por computador.

Assim, não é necessário desenhar os 24 quadros exigidos nas produções em 2D. Os objetos e personagens podem ser mantidos sempre em movimento, como na vida real.

Assista a este exemplo criado pela Bloop Animation Studios e entenda um pouco mais sobre as diferentes animações:

ONDE O 3D SE APLICA?

Ambos os modelos de produção gráfica são usados bastante no audiovisual de um modo geral. Mas o 3D, por proporcionar ao telespectador uma sensação muito próxima do real, tem ganhado cada vez mais espaço.

Diversos conteúdos podem ser produzidos com base na animação em 3D, como produções cinematográficas, desenhos animados infantis, programa de televisão, materiais publicitários e outros.

3D no marketing e publicidade

O 3D ganhou um espaço gigante no universo audiovisual e virtual, sendo usado inclusive como estratégia de marketing de grandes marcas do mercado. Um exemplo clássico no Brasil é a Lu, do Magazine Luiza. 

Ela é considerada pioneira e hoje é bastante requisitada inclusive para publicidade nas redes sociais de concorrentes. Atualmente, a Lu acumula milhões de seguidores no Instagram.

CONCLUSÃO

Tanto as animações em 2D quanto em 3D são recursos importantes para o meio cinematográfico e audiovisual, embora esta última seja um estilo que conquista cada vez mais telespectadores a cada produção, a animação em duas dimensões continua sendo interessante.

Na publicidade nas redes sociais, por exemplo, ainda é o estilo que predomina entre as empresas. O tipo ideal de animação pode variar conforme a proposta e objetivo de cada produção.

Entendeu melhor a diferença entre animação 3D e 2D? Esperamos que sim. No blog da Toré Filmes você tem outros conteúdos interessantes. Leia também: O que é um storyboard e como criar um?

Leave a Reply