Skip to main content

No audiovisual, todo o conteúdo precisa ser bem pensado e produzido, incluindo as peças de divulgação. Seja para um curta, seja para um longa-metragem, apresentar uma prévia do que o telespectador vai conferir faz parte do envolvimento. Mas, afinal, como fazer um teaser?

A Toré Filmes é expert no assunto, por isso trouxemos algumas dicas matadoras para você. Boa leitura!

O QUE É UM TEASER?

Teaser vem da palavra “tease” em inglês, que quer dizer “provocar”. É justamente esse o objetivo do teaser, provocar uma expectativa, uma “ansiedade” no telespectador. 

No audiovisual, o teaser é muito importante para o envolvimento do público perante um material que ainda será lançado. A prévia do conteúdo é como uma isca que atrai as pessoas para o vídeo.

Trata-se de um material de pouca duração, que entrega uma espécie de resumo do vídeo, sem revelar o conteúdo na sua totalidade. 

Normalmente, ele apresenta nuances, o contexto do filme, bem como trechos e falas impactantes. Todos esses elementos são capazes de despertar a curiosidade sobre o que está por vir.

O teaser pode ser feito a partir de qualquer tipo de vídeo e de diferentes formas. Isso depende do objetivo do conteúdo e do veículo no qual ele será publicado.  

Entre os tipos mais comuns de teasers estão:

  • Teaser trailer;
  • Teaser para as redes sociais;
  • Teaser de lançamento;
  • Teaser jornalístico.

Embora sejam diferentes na sua essência, todos eles têm em comum a ideia de apresentar uma prévia do conteúdo. O teaser também pode ter variados tempos de duração. 

Por exemplo, um teaser trailer de filme pode ter duração de 2 a 3 minutos. Enquanto o das redes sociais, 30 segundos. 

De toda forma, a produção de teaser possui a mesma fórmula, que é selecionar trechos impactantes do filme. 

A mescla de áudio e vídeo e a técnica de edição dão o tempero à produção, sendo essenciais para a atração do público.

Leia também:

Quer caprichar no conteúdo? Confira 7 dicas de edição de vídeo

Quais os melhores formatos de vídeo para conteúdos profissionais?

COMO CRIAR UM TEASER ENVOLVENTE?

A Toré Filmes mostra agora os pontos mais importantes para criar um teaser criativo e envolvente. Acompanhe:

1. Seja breve

Um teaser considerado bom não é aquele que mostra a história completa de forma resumida. E sim aquele capaz de instigar o telespectador a descobrir o desfecho de uma história. É importante ser breve e ao mesmo tempo “completo”, no sentido de envolver o público e despertar curiosidade.

2. Não entregue tudo

Um dos erros que se deve evitar é resumir a história. O objetivo do teaser está bem longe de revelar o segredo do filme. A ideia, como já dissemos antes, é fazer com que o telespectador sinta a vontade de consumir o conteúdo completo.

Durante a produção do teaser, é preciso pensar nos mínimos detalhes e ter cuidado para não entregar as peças-chave do seu filme.

3. Criatividade é o ponto-chave

Quem não gosta de um plot twist, não é? Ser surpreendido por uma mudança radical no decorrer do filme costuma provocar no telespectador a expectativa de um desfecho inesperado. Esse é um recurso comum nas produções de filmes e séries.

Para o teaser, mostrar ao telespectador que nem tudo é o que parece estimula a atenção dele. Isso só é possível com uma boa dose de criatividade, desde a elaboração do roteiro, passando pela gravação, até a pós-produção.

4. Esteja alinhado com a divulgação

A divulgação também é uma parte importante, que invariavelmente influencia a produção do teaser. Afinal, ele é um produto de marketing, portanto as informações da divulgação e prazos de lançamento acabam impactando a forma com que a prévia é produzida. 

Esteja atento a este ponto.

5. Invista em uma boa produção

Quando falamos em uma boa produção, nos referimos à qualidade do conteúdo. Isso é possível quando existe uma equipe capacitada por trás de toda a produção do filme (ou conteúdo de onde se queira criar o teaser). 

São necessários roteiristas, filmmakers, técnicos de áudio e iluminação, produtores, editores, entre outros profissionais. Quanto mais robusta a produção, melhor a qualidade do conteúdo final e do teaser.

Gostou deste conteúdo sobre como fazer um teaser? No nosso blog você encontra diversos outros conteúdos com temática relacionadas ao audiovisual. Clique Aqui e acesse totalmente grátis!

Leave a Reply